top of page

EDUCAÇÃO

A primeira Escola no município de Cambira foi a Escola “Gleba Dourados”, posteriormente Escola Rural Municipal “Regente Feijó”, atualmente desativada. Foi construída com a doação de madeira e trabalho dos moradores, na Fazenda dos Vinholi, na Gleba Dourados, e a primeira turma foi matriculada em 1944, tendo como professora Dona Ilka; depois Benedita e posteriormente Horizontina. Estudaram nela os Calsavara, Papa, Paranhos, Navarro, Vinholi, Rossato, Consentino, Chicarelli, Paduan e tantas outras famílias.
Na área urbana o primeiro estabelecimento de Ensino foi a Escola na casa da sra. Maria Aparecida Martins de Paula, que instalou uma sala de aula na sua sala de visitas, onde lecionava como funcionária da Prefeitura Municipal de Apucarana. Posteriormente a atividade passou a ser executada pela Sra. Olivia, nora do sr. Idalino. Em sua licença maternidade, pagou de seu bolso para que Luiza Marezi, recém diplomada no 4ª. série primária, a substituísse. Isto também em sua residência, com aulas particulares de reforço. Em seguida tivemos a Escola Municipal "Gonçalves Dias”, construida pelos Srs. Domingos Marezi e Olivio Marafon, em terreno doado pela família Paiola. Ampliação: Beletati e Antenor.

O Ginásio Gonçalves Dias, para sua manutenção exigiu o esforço de todos. Seus alunos, além de pagarem as mensalidades, empenhavam-se em campanhas para arrecadação de fundos. São heróis anônimos que muito deram de si em prol do estabelecimento. Mas, uma pessoa sempre estava escondida por trás de tudo, planejando, trabalhando, incentivando os jovens. Ele, Haroldo Victor Lôr, primeiro presidente do Setor Local e Secretário do Prefeito nas horas vagas para se dedicar ao planejamento urbano, à educação e lazer de Cambira. Mas, chegou um momento em que o estabelecimento balançou, e para que não caísse por terra todo o trabalho despendido, buscou-se em Mandaguari o Professor Edgar Bugni, que graças ao seu trabalho e dedicação, toda a papelada burocrática foi posta em ordem e acertada a situação junto à Secretaria de Educação em Curitiba.

Em 1970 a Secretaria da Educação colocou à disposição do Prefeito Adelino de Mello Franco um Ginásio Estadual para o município de Cambira. Porém, ele não poderia ser instalado onde já funcionassem Ginásios mantidos pela CNEC. E o Prefeito, após consultar a Câmara Municipal e autoridades do ensino local, não se fez de rogado: pediu a criação do Ginásio Estadual de Itacolomi, onde já havia toda uma estrutura predial capaz de abrigá-lo. E assim nasceu mais uma Escola de curso ginasial, na época, tornando-se Cambira uma extensão daquele estabelecimento, e gradualmente foi-se extinguindo o Ginásio “Gonçalves Dias”, e com o advento da Lei 5.692 tudo se modificou.

bottom of page