CESAR LATTES

foi fundado o Grupo Escolar César Lattes em sua atual localização, em área também doada pela família Paiola. Sua instalação deu-se em 1958, sendo sua primeira Diretora Ana Mascarenhas Scharchak.
Esse grupo escolar foi criado pelo Decreto nº 7.457, de 29/03/1962. Pela Portaria nº 753/77 a SEED autorizou o funcionamento gradativo de 5ª a 8ª séries.
Com a criação do município, assumiu a Inspetoria Estadual de Ensino Abélia Mora Beleze, esposa do Prefeito Municipal, e a Direção do Grupo Escolar a professora Jamile Nakad Marrez, tendo na Secretaria Ines Lemos Kiellander.
Este Grupo Escolar sediou também o primeiro curso ginasial em Cambira, criado em 05/05/1965, quando foi fundado o Setor Local de Campanha Nacional de Escolas Gratuitas (CNEG), posteriormente Escolas da Comunidade (CNEC). Funcionava a primeira série ginasial, tendo como Diretor o Professor Durval Pinto e como Secretária Lúcia Dorabiato Corsete e como professores Egini Mansur Pereira, Izabel Corbacho, Maria Layde Bardi e Aveni Balieiro.

No ano seguinte e já funcionando a segunda série ginasial, tornou-se necessária a construção de um prédio próprio, visto que as instalações do Ginásio Estadual César Lattes eram insuficientes. Formou-se então uma comissão e levantou-se fundos financeiros para a aquisição de 5.000 m2 de terras adquiridas junto à família Munhoz e iniciou-se a construção do prédio na esquina da Av. Canadá com a rua Venezuela. Num concurso memorável em que participaram as candidatas Maria Terezinha Beleze e Yara do Nascimento, com o prosseguimento da obra e através de promoções, chegou ao estado atual em dimensões físicas.

Grupo Escolar Cesar Lattes 1959 Primeira turma