ZEZETI & ADEMIR

A origem sertaneja e o amor pela música uniram Zezeti e Ademir. Juntos há doze anos e com seis álbuns gravados, os cantores conquistaram um estilo próprio e transmitem ao seu público a sinceridade de uma amizade e de uma carreira em que o principal objetivo é tocar o coração das pessoas com suas canções.

Vale destacar que a música Escolta de Vagalumes,  autoria de Luiz Carlos Garcia e Zezeti,  tornou-se conhecida pelo grande público, sendo gravada por outras duplas de renome, como:  Rick e Renner,  Jad e Jeferson, entre outros artistas,  como também pelo cantor Sérgio Reis, com o qual a música compôs a trilha sonora da novela Canavial de Paixões do SBT.

A inspiração vem de suas raízes e dos ídolos João Mineiro & Marciano, Milionário & José Rico e Tião Carreiro & Pardinho. José Elói da Silva (Zezeti) é natural de São Jorge do Ivaí e Ademir Francisco Pereira (Ademir) nasceu em Apucarana. Duas cidades do interior do Paraná, onde a cultura sertaneja predomina nos costumes e no estilo musical.

Zezeti e Ademir se conheceram em 1993, mas a formação da dupla só aconteceu no início de julho de 1999, por incentivo de amigos. No ano seguinte, eles deram início à preparação do repertório musical para gravação do primeiro álbum, A Dança do Peão. O lançamento realizou-se em 2001, alcançando maior sucesso com as músicas: Saudade Country (Rick/Alexandre); Meu Sertão (Zezeti) e Minha Luz (Ademir). Foi também o ano em que estrearam na Festa do Peão de Barretos, em um grande show realizado para a divulgação do CD.

No final de 2002, a dupla lançou o CD Escolta de Vagalumes e manteve o sucesso com as músicas mais solicitadas nas emissoras de rádio: Segunda-Feira Braba (Zezeti/Zé Pampeano); Atraso do Destino (Tony Celso); Íntimo (Paulinho Corsaletti) e Escolta de Vagalumes (Luiz Carlos Garcia/Zezeti).

O CD Em Nome do Amor, produção de José Panice, com arranjos de Marquinhos Garcia, foi gravado no final de 2004 e lançado em 2005 pela OMG Music. As músicas mais solicitadas nas emissoras de rádio foram: Em Nome do Amor (Ademir); Tô Seprocado (Zezeti/Teodoro com participação especial de Teodoro & Sampaio); Quero Agradecer a Deus (Zezeti); Vou Te Amar Além da Vida (Menino Celes/Gabriel P. Silva;, Coração de Menino (José Panice) e Um Perfume na Noite (JK/Zezeti).

O quarto CD Amor de Internet, gravado na primavera de 2008, teve como destaque as músicas: Se for dirigir não beba (Nil Andrade/Barnabé), Amor de Internet (André Moralles), Só uma vez por semana (Jauri Gomes) e Mel de Abelha (JK). O álbum conta com um repertório variado, incluindo a música de raiz: O Espelho, autoria de Luiz Carlos Garcia.

O álbum Amor de Internet traz a inscrição: AS GARGANTAS QUE ENCANTAM, marca da dupla definida por JK (compositor/cantor/radialista), apresentador do Programa Estrada da Vida no Japão.

Além de intérpretes e instrumentistas, Zezeti e Ademir também se destacam como compositores. O trabalho de composição é uma das grandes paixões de Zezeti, que é autor de sucessos da dupla e que foram regravados por outros artistas, como: Meu Sertão, também gravada por Jad & Jefferson e Eliane Camargo e “A Turma da Latinha”, gravada por Juliano César e pela Banda Almas Iguais.

Em 2009, foi elaborado o CD “Ao Vivo”, relativamente ao show da dupla, gravado no dia 17.12.2009, com 19 músicas de sucesso nacional, como: Sonhei Com Você, Dama de Vermelho, Boate Azul, Cabocla Tereza, Ainda Ontem Chorei de Saudade, Escolta de Vagalumes, entre outras.

No álbum Rastreado por Paixão, lançamento Global Music 2010, despontou como sucesso a nova música: Rastreada por Paixão, autoria de Marcus Paulo/Toninho Cruz. Cabe ressaltar que a música De Volta Pra Casa, autoria de JK alcançou muito sucesso no Japão. Como a música raiz não podia faltar nesse trabalho, a dupla fez questão de destacar  no CD a moda raiz caipira: A Fazenda, autoria de Luiz Carlos Garcia/Rogério.

O CD, denominado “Batidão Sertanejo”, lançamento OMG Music em 2011, conta com um repertório selecionado por Zezeti e Ademir, com vinte músicas dançantes, especialmente preparadas para bailão, sendo dezenove faixas extraídas de álbuns anteriores da dupla, mais uma música inédita: Só Farta Nóis Ficá Rico (que pobre nóis já é), autoria de Zezeti/Ademir.

Em dezembro/2012, a dupla gravou, no Estúdio All Time, em Londrina, com a produção de Diogo Agostinho Pinto (Preferido), o mais recente CD denominado “SHOW DE DEUS”, com 12 faixas, sendo 4 regravações e 8 músicas inéditas, em destaque: Show de Deus, Pilares, Deus é Fiel, No Fundo do Poço, Mãe Maior, Dia de Sol; O Dono do Mundo e Amor de Mãe. Trata-se de um CD inteiramente voltado para mensagens de paz e do bem.

Em 2014, foi lançado no mercado fonográfico o disco “Semente do Amor”, tendo como destaque a música “Almoço na Casa do Pai”, autoria de Lucian. Mas o CD está recheado de músicas boas, como: Filé do Boi (Zezeti), Museu de Cristo (João Miranda), O Tempo (Deluccas), Presente de Deus (Cândido), entre outras.

Vale a pena conhecer o trabalho dessa dupla. Com vozes sinceras e amigas, as gargantas que encantam estão prontas para cantar e encantar o Brasil e o mundo.

Melissa Sapatini Guedes (Jornalista - MTB 4735-PR)  -  Dez/2015.